Troca de óleo e lubrificantes

O motor internamente é composto por vários componentes metálicos de superfícies diferentes que se encontram, durante seu funcionamento, em constante movimento.
O óleo utilizado no motor é uma substancia que tem como finalidade servir de lubrificante, ou seja, criar uma fina película entre duas superfícies em movimento relativo evitando o contato direto entre elas, provocando uma diminuição do atrito que resultará na diminuição do desgaste e da geração de calor.
Com o próprio tempo de uso, a composição química do óleo é alterada contaminando-o, além do próprio combustível queimado e não queimado pelo motor ficar em circulação no sistema de lubrificação, comprometendo suas características ideais de lubrificação e sua capacidade de suportar altas temperaturas.
Por esse motivo o filtro de óleo tem um papel fundamental no sistema de lubrificação, sendo responsável por reter todas as possíveis impurezas contidas no lubrificante que esta no motor, em função disso se faz necessária uma troca periódica do óleo e do filtro de óleo lubrificante, a fim de garantir que não ocorra comprometimento das partes internas do motor assegurando seu perfeito funcionamento.